|

As práticas da Medicina Tradicional Chinesa têm comprovação científica?

| TERAPIAS

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) está ligada à filosofia, ao modo de viver do homem, em harmonia com a natureza. O modelo de pensamento da MTC é holístico, enxerga o homem em sua totalidade – corpo, mente e espírito – bem diferente do modelo de nossa medicina ocidental alopata, que é reducionista, no sentido de reduzir uma determinada patologia à situação de causa e efeito, isto é, no nível de uma alteração anatômica.

Acupuntura é o principal indicador da eficácia científica da Medicina Tradicional Chinesa Vejamos uma situação: Quando um indivíduo faz um eletrocardiograma e o exame mostra alterações, a pessoa na verdade já se encontra enfartada. A própria medicina, através do avanço tecnológico vem procurando diagnosticar mais previamente essas alterações anatômicas.

No entanto, esses diagnósticos vão sempre apontar os sintomas e não as causas que provocaram tais alterações anatômicas, como por exemplo: hipertensão arterial, diabetes, doenças autoimunes, como a artrite reumatoide.

Qualquer patologia, segundo a MTC, vem de múltiplas origens. O interessante é que através dos meridianos – pontos de energia do organismo utilizados na acupuntura – é possível constatar muitas vezes essas alterações energéticas, que acontecem bem antes de uma alteração funcional (anatômica).

Mas como vem sendo respaldada cientificamente a prática milenar da MTC?

A acupuntura é a grande referência hoje em relação à comprovação científica. Com o avanço da física quântica tornou-se possível mapear as alterações energéticas do organismo, pois cada órgão emite seu campo eletromagnético.

Os chineses chamam essas emissões de energias de meridianos, já que vários campos eletromagnéticos formam os meridianos, responsáveis por liberar neurotransmissores, neuropeptídeos e hormônios como os das endorfinas, que vão atuar diretamente nas funções fisiológicas
do organismo.

Por isso a acupuntura se tornou uma especialidade médica. O fato de a medicina ocidental adotar a acupuntura como uma especialidade médica, é um dos maiores indicadores de que as diversas práticas da MTC possuem embasamento científico. Quanto mais avançar a ciência e a tecnologia, mais procedimentos poderão ser comprovados.

Mas como os chineses enxergaram a eficácia científica da acupuntura a milênios?
Bem… isso aí… é uma outra história…

Comments are closed.

Footer